Literatura Brasileira

Seu personagem principal é Bento Santiago, o narrador da história que, contada em primeira pessoa, pretende "atar as duas pontas da vida",ou seja, unir relatos desde sua mocidade até os dias em que está escrevendo o livro. Entre esses dois momentos Bento escreve sobre suas reminiscências da juventude, sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que advém desse relacionamento, que se torna o enredo central da trama. Ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Império, se inicia com um episódio que seria recente em que o narrador recebe a alcunha de "Dom Casmurro", daí o título do romance.
Ao longo dos anos, Dom Casmurro, com seus temas como o ciúme, a ambiguidade de Capitu, o retrato moral da época e o caráter do narrador, recebeu inúmeros estudos, adaptações para outras mídias e sofreu inúmeras interpretações, desde psicológicas e psicanalíticas na crítica literária dos anos 30 e dos anos 40, passando pelo feminismo na década de 1970 até sociológicas da década de 1980, e adiante.

"Meu comentário é suspeito. Mas a honestidade intelectual e a experiência levam-me a destacar o que se tomou a alma deste livro. Durante todo o tempo, meu objetivo foi revelar o potencial escondido na associação de diferentes conhecimentos e técnicas para a elaboração de um texto com qualidade e mostrar que tudo é uma questão de se sentir à vontade para usar cada um deles, buscando um trabalho melhor, pois só isso conta. Percorrendo estas paginas, você vai encontrar essas técnicas. Algumas foram emprestadas do jornalismo, que sabe como ninguém como informar e ser analítico. Outras vieram da propaganda e do marketing, especialistas na arte de persuadir com criatividade. Muitas foram emprestadas da literatura, ao olharmos para o trabalho dos mestres na produção de obras que vencem o tempo. Tudo isso foi amarrado pela minha vivência no trato com as palavras, ensinando e escrevendo. Quero apenas acrescentar que esta obra destina-se a você, que deseja tornar-se ainda mais competente na redação de textos criativos e adequados, não importando o assunto. Portanto, faça de cada página uma ferramenta de progresso na gostosa tarefa de escrever. Agora, divirta-se! Afinal, evoluir é um ato prazeroso. Assuma o comando e faça muito sucesso."
Clarice reescreve uma série de lendas onde aparecem inúmeros personagens do folclore brasileiro como Pedro Malazarte, a Yara, o curupira e o Saci-Pererê. Em cada mês do ano, ela conta uma história deliciosa, repleta de encantamento e muitas lições.

Uma caravela lusitana de cinco séculos é resgatada de um naufrágio na costa brasileira. Dentro dela, uma caixa de prata misteriosa oculta um segredo: sete cadáveres capturados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os cadáveres. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles desperta tudo pode acontecer… Do mesmo autor de “O senhor da chuva “, André Vianco transporta o leitor para um mundo antigo, onde os verdadeiros assassinos carregam presas afiadas e têm medo do sol.


Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final.



Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário