sábado, 31 de março de 2012

As Chaves do Reino





As Chaves do Reino é uma série de livros de fantasia/aventura criada pelo escritor australiano Garth Nix. A série começou em 2003 e engloba sete livros. O primeiro título da série, "Senhor Segunda-Feira", está na lista dos mais vendidos no Reino Unido, Estados Unidos e Oceania

Sinopse: Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados. Ninguém espera que Artur Penhaligon seja um herói. Órfão, com a saúde debilitada e sem coragem, ele sofre com o medo de que a praga que invadiu seu país leve embora sua família adotiva. Mas, quando uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio é entregue a ele, Artur descobre que é o Herdeiro das Chaves para o Reino. Tudo o que acha que sabe – sobre seus pais, sua cidade e sua vida – está prestes a mudar. Agora que ele herdou a Chave de uma Casa estranha e perigosa, não há como voltar atrás. Ele deve reunir toda sua coragem e arriscar aquilo que ama para desvendar os segredos do mundo que descobriu e salvar o mundo que ele conhece.

Um pouco do autor: Garth Nix (Nasceu em 19 de Julho de 1963 em Melbourne, Austrália) é autor australiano de livros sobre fantasia para jovens e adultos. Suas mais notáveis séries são Velho Reino (Old Kingdom, ainda sem versão em português), A Sétima Torre e As Chaves do Reino.

Anne Rice




Em seus livros ela invariavelmente apresenta seus vampiros como indivíduos com suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos mas com a diferença de lutarem pela sua sobrevivência através do sangue de suas vítimas e sua própria existência, que para alguns deles, é um fardo a ser carregado através das décadasséculos e até milênios.
Seu livro de maior sucesso é "Entrevista com o vampiro". Anne relata que escreveu esse livro em apenas uma semana, após a morte de sua filha por leucemia, retratada na personagem Cláudia. Entrevista com o Vampiro foi para as telas dos cinemas, sendo que Anne escreveu o roteiro e acompanhou de perto a produção. A decepção da autora foi quanto a escolha do ator para o personagem Lestat (Tom Cruise), sendo divulgado que ela o considerava apenas um rosto bonito e sua preferência era o ator Rutger Hauer (inclusive no livroA História do Ladrão de Corpos, através de uma fala de Lestat, ela indica isto).
Já no segundo filme, "A Rainha dos Condenados", Anne não teve qualquer participação em nenhuma etapa de sua produção, o que pode explicar a pouca repercussão que o filme obteve e as extremas "licenças" poéticas que os produtores tomaram a liberdade de fazer descaracterizando pontos importantes da saga dos vampiros.
Em 2005 Rice anunciou que, após o falecimento de seu marido Stan Rice, deixará de escrever obras sobre vampiros, bruxas e outros seres fantásticos, e agora irá se dedicar a outros gêneros literários.
Em Christ The Lord: Out of Egypt, lançado em 2005, Rice despede-se dos seus temas habituais para escrever um retrato curioso de um Jesus aos sete anos de idade, partindo doEgito com a família, para voltar para sua casa em Nazaré. Neste livro, Rice nos brinda com um comovente epílogo no qual ela descreve o recente retorno à sua fé Católica e avalia de forma divertida e ácida a moda dos estudos bíblicos nos dias de hoje.

Mangakas

Como mangá é leitura e cultura então resolvi fazer um post sobre meus mangakas (criadores de mangás) favoritos.


Uma antiga livraira, Matsuri Hino publicou seu primeiro título Kono Yume ga Sametara ("When This Dream Is Over") na revista LaLa DX no ano de 1995. Hino virou uma artista de mangá apenas meros nove meses depois de decidir virar uma. Com o sucesso de suas séries Toraware no Minoue ("Captive Circumstance") e MeruPuri, Hino se estabeleceu no mundo de mangá shōjo. Seu novo título,Vampire Knight, é publicado na revista LaLa mensalmente. Hino gosta de atividades criativas, e já disse que caso ela não tivesse virado uma artista de mangás, ela teria sido ou uma arquiteta ou aprendiz dos mestres do tradicional artesanato japonês.



Kishimoto começou muito jovem desenhando e escrevendo história em quadrinhos. Seus passatempos eram brincar com seus amigos dos super-heróis que via na TV. Quando criança seus animês preferidos eram Mobile Suit GundamDr. Slump KinnikumanAkiraDoraemon e Fist of the North Star. Animês estes que trariam grande influência em sua carreira nos próximos anos. Na época da escola, pequeno, seu apelido era "Maabo"..Masashi era fixado na série Doraemon,.Todos os seus amigos dessa época também curtiam essa série, e todos tiraram referências para desenhar dos personagens desse série de desenhos que foi muito famosa no Japão. Kishimoto sempre foi perfeccionista, indicando erros óbvios e outros desenhos de outras pessoas e mostrando a melhor maneira de desenhá-la. "Agora que eu estou lembrando isso, vejo como eu era uma criança irritante", diz Kishimoto.
Seu maior sonho de infância era ser um grande mangáka, em que superava vários desafios praticando e treinando bastante para desenhar bem, e assim, aos 14 anos de idade, Kishimoto desenhou Naruto pela primeira vez em sua vida, ele gostou do personagem, mas era muito diferente como o de hoje, ele usava óculos e tinha botas grandes, olhos pequenos e náriz pontudo. Após ter criado seu grande personagem, ele buscou desenhar mais personagens, e assim nasceu Sakura, Sasuke e etc... mas mesmo assim, eles ficaram guardados no armário um bom tempo e não foram usados.
Sua vida na adolescência era desenhar e praticar esportes, ele gostava de desenhar mais não encontrava o verdadeiro significado da palavra "mangá", então começou a procurar inspirações como Akira Toriyama e Fujiko F. Fujio, então saiu Karakuri o mangá ficou famoso, e até conseguiu ganhar o prêmio Hop Step Award, Kishimoto se aliou aos editores, e estava pensando em seu novo trabalho. Mas nada vinha em sua cabeça, então entrou emdepressão e passou por momentos difíceis. Então num dia achou os personagens, Naruto UzumakiSasuke Uchiha e Sakura Haruno que tinha desenhado há alguns anos. Ele melhorou os desenhos e começou a escrever vários roteiros e a história, levou aos editores e então saiu Naruto.
Os editores gostaram de Naruto e o mangá foi serializado na Weekly Shōnen Jump, se tornando sucesso mundial vendendo milhões de cópias em questão de semanas. Ele se tornou um dos maiores mangakás da história. Naruto ganhou adaptação para anime em 2002, e a segunda parte do mangá também ganhou adaptação em anime, intitulado: Naruto Shippuden.
É a autora de Ouran High School Host Club. Estreou com Ishunkan no Romance (Um Instante de Romance), na revista LaLa DX, em 1999. Egoist Love é também uma de suas produções, que foi publicada em alguns volumes de Ouran High School Host Club, as histórias são independentes e por enquanto não somam um tankohon.
Bisco Hatori começou a chamar atenção com o mangá Milleniun snow ( que saiu na Hana To Yume em 2001. Este mangá conta com dois volumes até o momento e não está oficialmente encerrada, ela foi simplesmente interrompida para que Hatori se dedicasse integralmente a Ouran Host Club, série que mostrou seu trabalho para o mundo. O mangá de Ouran Host Club começou a ser publicado em 2003 na revista LaLa DX, a mesma que publicava Karekano. Ouran Host Club é uma comédia meio histérica e de lances muito rápidos.
A autora Bisco Hatori possui um traço inconfundivel e as suas histórias são recheadas de comédia e romance. Outra coisa que chama atenção é a auto representação da autora, fazendo uma espécie de personagem baixinho e maltrapilho, parecendo uma boneca de pano, e seus mangás contém sátiras de seus editores e de vários animes,games,otakus, de expressões japonesas.
Ela é fã de Slam Dunk (shonen) e Please Save My Earth (shoujo).



Livros que virarão/viraram filmes em 2012


1 – O Hobbit, de J. R. R. Tolkien: Um dos filmes mais aguardados pela geração nerd, desde os Senhor dos Anéis, a primeira parte do filme “Uma jornada inesperada” depois de alguns atrasos e problemas dever chegar às telonas enfim, em 2012. Dias atrás o lançamento do trailer causou alvoroço pela internet, deste que é sério candidato a recorde de bilheteria.



2 – Jogos Vorazes, de Suzanne Collins: Esta previsto para março a estreia deste filme que deve levar uma legião de fãs para os cinemas. O livro que bebe na mitologia e filosofia, aliando ficção científica e reality Show conquistou os leitores, e agora o desafio é agradar os fãs nos cinemas.  Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver.


3 – Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros, de Seth Grahame-smith: A mistura de história e ficção que mostra a real participação dos vampiros na independência americana deve estrear nas telonas em junho de 2012. Indiana, 1818. A luz da lua cai através das florestas densas que cercam a cabana de apenas um quarto onde um Abraham Lincoln com apenas 9 anos se ajoelha ao lado do leito de morte de sua mãe. Só mais tarde o entristecido Abe descobriria que o ferimento fatal de sua mãe era, na verdade, culpa de um vampiro. Com o dom de suas legendária altura, força e habilidade com um machado, Abe sai em um caminho de vingança que irá levá-lo até a Casa Branca



4 – Uma princesa de marte [Princess of Mars], de Edgar Rice Burroughs: Baseado no livro e nos personagens de Burroughs, o filme John Carter estréia em 2012 com um orçamento nada modesto, de U$$ 250 Milhões. A história conta a saga de John Carter, um veterano da guerra civil americana que de forma inesperada vai parar em Marte, ou Barsoom, como é chamado por seus habitantes, e é capturado por uma estranha raça de marcianos Tharks. O planeta agoniza pela falta de água e de ar, povoado por criaturas assustadoras e envolvidas em disputas internas. Graças à diferença gravitacional de Marte em relação à Terra, Carter adquire habilidades incomuns e acaba ganhando o respeito e a amizade dos habitantes. Também conhece Dejah Thoris, princesa de uma nação rival, por quem se apaixona e luta incessantemente.


5- Os Homens que não Amavam as Mulheres, Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada, e que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois, o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger, e que muitos querem vê-lo pelas costas. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados, ele percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet.

Percy Jackson e os Olimpianos- O Ladrão de Raios

A série começa com um garoto de 12 anos, Perseu “Percy” Jackson, que descobre ser filho de Poseidon, o deus do mar. Com o tempo, aprende que os deuses do Olimpo ainda existem, assim como outras figuras mitológicas gregas, como os Titãs e os monstros mitológicos. Mais tarde apodera-se da espada Anaklusmos (Contracorrente, em português), um presente de seu pai, porém é entregado por um centauro: seu professor de latim e mentor, Quíron.
Tudo corre bem até Percy ser acusado de roubar o símbolo de poder de Zeus. Então tenta se provar inocente com a ajuda de seu amigo Grover Underwood (um sátiro) e de Annabeth Chase (filha de Atena) para confrontar Hades, um dos acusados de ter roubado o raio-mestre.


domingo, 25 de março de 2012

The Secret Circle


The Initiation – A Iniciação:Obrigada a se mudar da quente e ensolarada Califórnia para a gelada Inglaterra, Cassie chora por sua antiga vida. Os únicos garotos com quem consegue fazer amizades são os membros de um estanho grupo que espalham medo e terror pela cidade. Mas esses jovens não são apenas uma gangue. Cassie será acolhida para um clã de bruxas e bruxos que ha anos tem controle sobre a cidade de New Salem. É o círculo secreto, a onde se dão origens a prazeres tão tentadores que se tornam perigosos. Quando se apaixona pelo misterioso Adam, Cassie tem que escolher se resiste as tentações ou se aceita que as forças obscuras a ajudam a ter o que quer. Até mesmo se um passo lhe pudesse custar a vida…

The Captive – O Prisioneiro: Cassie está sendo chantageada por Faye em roubar a poderosa Caveira de Cristal, e, por acidente, os dois desencadeiam uma força maligna sobrenatural, que Cassie acredita ser responsável por uma série de assassinatos que imitam os atos de tortura das bruxas de Salem. Enquanto isso, o Círculo chega a um ponto crucial em sua história, em que um novo líder deve ser eleito e, com Faye ameaçando revelar os segredos mais profundos de Cassie, pode significar um desastre para todos os envolvidos.

The Power – O Poder: Com Faye como a nova chefe do Círculo, as coisas parecem estar fora de controle. Na noite desastrosa em que Faye revela a infidelidade de Cassie e Adam, a força escura aterrorizando Nova Salem ataca e mata avó Cassie e deixa sua mãe terrivelmente traumatizada. E o inimigo mais poderoso do Círculo, John Black, voltou dos mortos, simplesmente mostrando-lhes que a sua magia não é páreo para o dele, e logo ele tem a maioria dos doze adolescentes a seu lado. Para completar, enquanto Diana e Cassie lutam para convencer os outros que estão em perigo extremo, um grupo de caçadores de bruxas vêm para a ilha.

Susanne Collins



Carreira de Collins começou em 1991 como um escritor de espetáculos infantis de televisão. Ela trabalhou em vários programas de televisão para a Nickelodeon, incluindo Clarissa Explains It All, Os Arquivos de Mistérios de Shelby Woo, Pequeno Urso, e Oswald. Ela foi também o escritor principal para os dias de Clifford Scholastic Entertainment,
Clifford's Puppy Days.. Ela recebeu uma indicação ao Writers Guild of America em animação para co-escrever o aclamado especial de Natal, Santa, Baby!Depois de conhecer autor de livros infantis James Proimos enquanto trabalhava em WB Kids 'show Generation O!, Collins se inspirou para escrever livros infantis si mesma. inspiração dela para Gregor a Overlander, o primeiro livro de The New York Times melhor série vendendo O Subterrâneo Crônicas, veio de Alice no País das Maravilhas, quando ela estava pensando sobre como uma era mais provável que caia um bueiro que um buraco de coelho, e iria encontrar algo diferente de uma festa do chá. Entre 2003 e 2007, ela escreveu os cinco livros das Crônicas Subterrâneo: Gregor a Overlander, Gregor ea profecia de Bane, Gregor ea Maldição dos Warmbloods, Gregor e as marcas de Segredo, e Gregor eo Código de garra. Durante esse tempo, Collins também escreveu um livro ilustrado de rimas, Quando Charlie McButton perdeu o poder (2005), ilustrada por Mike Lester. Em setembro de 2008, a Scholastic Imprensa lançou The Hunger Games, o primeiro livro de uma trilogia por Collins. The Hunger Games foi parcialmente inspirado no mito grego de Teseu e do Minotauro. Outra inspiração foi a carreira de seu pai na Força Aérea, que lhe permitiu compreender melhor a pobreza, a fome, e os efeitos da guerra. segundo livro da trilogia, Catching Fire, foi lançado em setembro de 2009, e seu terceiro livro, Mockingjay , foi lançado em 24 de agosto de 2010. No prazo de 14 meses, 1,5 milhões de exemplares dos primeiros jogos dois livros foram impressos Fome na América do Norte sozinho. The Hunger Games tem vindo a New York Times Best Seller lista para mais de 60 semanas seguidas. Lions Gate Entertainment adquiriu os direitos de distribuição em todo o mundo para uma adaptação cinematográfica de The Hunger Games, produzido pela empresa Nina Jacobson de produção da Cor da força.  Collins adaptou o romance para o cinema sozinha. Dirigido por Gary Ross, as filmagens começaram no final da primavera de 2011, com Jennifer Lawrence retratar o personagem principal, Katniss Everdeen.  Josh Hutcherson jogado Peeta Mellark e Liam Hemsworth jogado Gale Hawthorne. Como resultado da popularidade significativa de Jogos Os livros Fome, Collins foi nomeado uma das pessoas mais influentes pela revista Time de 2010.  Em março de 2012, a Amazon anunciou que Collins tornou-se o autor Kindle best-seller de todos os tempos.  A Amazon também revelou que Collins escreveu 29 das 100 passagens mais destacada no Kindle ebooks e em uma lista separada de passagens Amazon recentemente destacadas, Collins havia escrito 17 do top 20.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Livros que viraram filmes

Parece que o ramo literário é importante para o ramo do cinema também. Afinal grande parte
 dos filmes que tem e tinham no cinema foram baseados em livros. Aqui vai uma lista dos mais conhecidos:


James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto fictício do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953.
O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com a novela Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradora e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte dois filmes oficiais.

 

Anjos e Demônios é um filme americano baseado no romance homônimo (Anjos e Demônios), escrito por Dan Brown. O filme foi lançado mundialmente no dia 15 de maio de 2009, distribuído pela Sony, produzido por Brian Grazer e adaptado ao cinema por Akiva Goldsman.
Sinopse:
A história fala sobre o professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon é chamado a um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo para investigar um estranho símbolo marcado a fogo no peito de um cientista suíço. O misterioso assassino consegue matar o cientista e roubar uma das armas mais poderosas da história.
Agora, Langdon vai para a Cidade do Vaticano para impedir que a antiga fraternidade dos Illuminati, agora ressurgida, consiga efetuar a sua tão sonhada vingança contra o seu inimigo mais odiado, a Igreja Católica.




O Senhor dos Aneis é um romance de fantasia criado pelo escritor, professor e filólogo britânico J.R.R. Tolkien. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa história muito maior. Foi escrito entre 1937 e 1949, com muitas partes criadas durante a Segunda Guerra Mundial. Embora Tolkien tenha planejado realizá-lo em volume único, foi originalmente publicado em três volumes entre 1954 e 1955, e foi assim, em três volumes, que se tornou popular. Desde então foi reimpresso várias vezes e foi traduzido para mais de 40 línguas, somando os 3 livros publicados já venderam mais de 150 milhões de cópias,[3] tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX.
O livro já foi adaptado para o rádio, o cinema e televisão e os palcos.
Sinopse:
Numa terra fantástica e única, chamada Terra-Média, um hobbit (seres de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas um pouco avermelhadas) recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso o hobbit Frodo terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando 9 pessoas que formarão a Sociedade do Anel. 




 Sherlock Holmes é um dos personagens mais retratados no cinema e televisão, sendo que, hoje em dia, possui mais de 200 filmes. O primeiro deles, ainda sem som, apareceu em 1905.
Sinopse do filme:
Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan. Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood, por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler, uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda. 

Amir e Hassan são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.

 Entrevista com o Vampiro é um livro da escritora americana Anne Rice lançado em 1976. Trata da história de vida do vampiro Louis.
Este romance começa com um jovem repórter entrevistando Louis , nascido em 1766 e transformado em vampiro por Lestat. Luis conta sua história aos ouvidos atentos do repórter, revelando segredos do mundo dos vampiros.
Em sua versão brasileira, o livro "Entrevista com o Vampiro" foi traduzido pela célebre escritora Clarice Lispector.


A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos Muggles - termo traduzido para o Brasil como "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort . Na noite da sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lilly e James Potter (Lílian e Tiago Potter, no Brasil). Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, o seu feitiço voltou-se contra ele. Voldemort tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; Harry, enquanto isso, foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Harry tornou-se conhecido como "O Menino que Sobreviveu" no mundo dos feiticeiros, por ter sido o único a sobreviver a maldição da morte e por ter derrotado Lord Voldemort.
Em seguida, o órfão Harry Potter é criado pelos seus tios, os Trouxas Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Carrie (publicado em língua portuguesa como Carrie, a estranha) foi o primeiro romance do americano Stephen King, em 1974. King tem comentado que acha que esse livro é "cru" e "com um surpreendente poder de machucar e horrorizar". É um dos livros mais banidos nas escolas estadunidenses e também o filme foi banido na Finlândia. Foi adaptado para o cinema por Brian de Palma em 1976, estrelando Sissy Spacek.
Sinopse:
Carry White  é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell , uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross , seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Biografias: J.K Rowling


J.K é a abreviação para Joanne Kathleen. Ela só adotou o segundo nome quando o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado, em 1997, em homenagem à sua avó. Quando criança, seu apelido era “Jo”. Ela nasceu em 1965, em Yate, Inglaterra e é a filha mais velha. Sua irmã, Dianne, é 2 anos mais nova. Tal mãe, tal filho. J.K. Rowling comemora seu aniversário no dia 31 de julho, o mesmo em que Harry Potter apaga as suas velinhas. Já Daniel Radcliffe, ator que encarna o bruxinho no cinema, parece ter mesmo nascido para o papel: recebe os parabéns no mesmo mês em que Rowling, esteve presente em toda a elaboração do roteiro do primeiro filme, ao lado do diretor Chris Columbus. Determinou qual seria a textura das cortinas, a cor do sangue do unicórnio e até desenhou um mapa com o interior do castelo de Hogwarts. No entanto, raramente aparecia nos estúdios de filmagem.
A fênix é o animal predileto entre as criaturas fantásticas que habitam seus livros. A autora diz que as prefere porque são muito bonitas.


A inglesa deu com o nariz na porta de 9 editoras, que recusaram os originais de seu primeiro livro por considerarem-no longo demais para crianças. Quando tinha 8 anos, J.K. Rowling brincava com Ian e Vikki Potter, seus vizinhos. Eles gostavam de se vestir de bruxos e fazer feitiços de mentirinha – não é a toa que acabaram dando o sobrenome a Harry.
O personagem Ron foi baseado em Sean, um amigo da escritora que tinha um Ford Anglia, carro de destaque no segundo filme da série. Já Hermione é uma espécie de auto-retrato da autora quando criança.
A primeira vez em que fez a leitura de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma livraria foi um fiasco. Apareceu tão pouca gente que os funcionários tiveram pena de Rowling e ficaram escutando a história também. J.K. tremia tanto que acabava se perdendo na leitura do texto. Ela é uma pessoa extremamente reservada e conhecida também por sua timidez.
A autora conheceu seu ex-marido, o jornalista português Jorge Arantes, quando dava aulas de inglês na cidade do Porto, Portugal, em 1992. Eles se casaram e J.K. perdeu o primeiro filho. Em 27 de julho de 1993 nasceu Jessica Isabel Rowling Arantes. Seu casamento durou até setembro e, por isso, J.K. foi morar em Edimburgo, Escócia, em outubro do mesmo ano.


Divorciada, J.K. acabou tendo de viver graças a uma pensão semanal de valor equivalente a 300 reais, paga pelo governo escocês. Morava com a sua filha em um pequeno apartamento e quando a nenê caía no sono durante os passeios de carrinho, a autora aproveitava para entrar num café da cidade e redigia a história de Harry Potter em bloquinhos de papel. A obra demorou 5 anos para ficar pronta.
Embora J.K. tenha inventado a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, pesquisou alguns no passado: aos 9 anos, sua família mudou-se para uma casa perto de um cemitério, que acabou sendo fonte de vários nomes. Dumbledore, por exemplo, era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, um tipo de abelha. Snape, nome do professor de poções, é o mesmo de um lugar da Inglaterra.
Antes de se tornar uma celebridade, J.K. já tinha trabalhado como professora assistente, pesquisadora da organização de direitos humanos Anistia Internacional e até de secretária bilíngüe. Estudou francês e línguas clássicas na Universidade de Exeter, na Inglaterra. O latim que aprendeu lá foi muito útil para criar as palavras mágicas e feitiços dos livros.




Hoje a autora vive na Escócia e não tem muitos passatempos. Quando não está escrevendo, gosta de brincar com os filhos, conversar com seus amigos e ler. J.K. Rowling também curte fazer festas de Halloween e assistir ao desenho dos Simpsons.
Não é a toa que Harry pega o Expresso de Hogwarts para chegar a seu mundo mágico. Em 1990, quando a autora viajava de trem entre as cidades de Londres e Manchester, na Inglaterra, a locomotiva quebrou e ficou horas parada. Foi aí¬ que ela teve a idéia de escrever sobre um menino bruxo. Mas a relação entre os trens é mais antiga. Seus pais, Peter John Rowling e Anne Volant, conheceram-se na Kings Cross Station, a estação na qual o garoto tem de achar a plataforma 9 e três quartos.
Quando começou a escrever as aventuras de Harry Potter, J.K. Rowling não tinha em mente o objetivo de escrever ao público infantil. Ela diz que se diverte muito quando conta as histórias do garoto e que, se for um livro bom, qualquer um vai se interessar por ele. A idade não importa.